
O Dia Internacional do Trabalhador é comemorado em 1º de maio. Tal data remete a manifestações dos trabalhadores em fábricas nos Estados Unidos, nos idos de 1886.
Naquela época, as leis trabalhistas eram quase nulas. Muito comum era que os trabalhadores fossem colocados em jornadas que superavam as 12 horas por dia, sem contar a falta de segurança e os salários de fome praticados pelo sistema patronal.
Naquele ano de 1886, no dia 1º de maio, diversas manifestações ocorreram. As principais reivindicações eram a redução da jornada laboral, melhores salários e melhores condições de trabalho.
Não é preciso dizer que muitos sacrificaram suas vidas em prol de todo um movimento que se iniciava, o de defesa dos trabalhadores.
Desde o início do Século XX, o Brasil celebra a data como o Dia do Trabalhador. Tornou-se oficial no período de governo de Artur Bernardes (1922-1926). Mas foi durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a data foi amplamente explorada, sendo, inclusive, parte do projeto político do ex-presidente brasileiro.
Portanto, neste Dia do Trabalhador, o Sindicato reforça seu compromisso de defesa dos Vigilantes, sempre atuando em busca de melhores salários, jornadas, condições de trabalho, benefícios.
O sindicalismo atuante se faz com participação massiva dos trabalhadores. Por isso, companheiro Vigilante, participe do Sindicato!
Feliz Dia do Trabalhador a todos e todas!
Deixe um comentário