O mês de outubro é um importante marco pela saúde. Neste mês, diversas entidades promovem o Outubro Rosa, com a finalidade de conscientizar e prevenir o câncer de mama, que infelizmente é a doença que mais mata mulheres no Brasil.
O Sindicato adere e reforça a importância desta campanha. Companheiras, fiquem atentas aos sinais e, em caso de dúvidas, procure sempre um médico para ser melhor orientada.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é um dos mais frequentes no Brasil, com cerca de 73 mil casos novos estimados para 2024. Ainda de acordo com a instituição, esta doença é relativamente rara antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Cuidados como a prática de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco desta doença. A amamentação também é considerada como um fator importante na proteção.
Por isso, sempre faça o autoexame e consulte-se sempre com um médico de sua confiança para exames mais detalhados, como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.
Neste Outubro Rosa, espalhe amor, espalhe vida. Cuide-se e cuide de quem você ama. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Deixe um comentário